terça-feira, 30 de outubro de 2012

3º ano NCM -NENHUMA CRIANÇA A MENOS

Em  agosto foi criada a turma 8.601 em minha escola. Em setembro assumi a turma com o compromisso de resgatar e consolidar a alfabetização das crianças que nela estariam.
Aqui estou. Fizemos algumas atividades deiferentes nesses quase dois meses juntos e vou mostrar aqui algumas das atividades que julgo bem sucedida e que mostrou algum resultado.

1)Construindo a leitura e a escrita com o alfabeto móvel
    .Na verdade foi uma atividade com o silabário móvel, criei as sílabas propostas nos dois meses pelos cadernos pedagógicos e reproduzi para recorte e colagem.
    .Propus algumas figuras e coloquei as caixas para mostrar a formação silábica de cada palavra, na verdade induzi a formação da palavra.
     .Em uma atividade anterior , criei um campeonato de leitura em sala valendo alguns brindes com as mesmas familas silábicas propostas pelos cadernos, fiz bingos de palavras e de algumas frases para induzir a criação de tais, usei listasNa verdade, trabalhei palavras e não sílabas.
    . Para algumas atividades das apostilas usamos como referência  cntação de história , um foi a aividade do caderno 3, Chapeuzinho vermelho. Usei o círculo montessoriano para fazer contação e introduzi a Educoteca no cotidiano deles.
Assim pude dar uma acelerada na alfabetização.Não consegui ainda, atingir a todos mas a cada dia ganho mais um e isso é o verdadeiro prêmio.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário