Como eu disse em outra postagem, estou com turma de 3º ano na rede, a minha 1304.
No início fiquei desesperada, um monte de criança não sabiam ler e escrever. Depois , fui descobrindo pouco a pouco onde cada criança estava e onde eu deveria fazer a mediação. O trabalho é árduo, mas aos poucos vou encontrando os louros dos meus dias tão angustiantes, pois não é fácil ter tantas responsabilidades com um ano que é tão exigido.
As vésperas da prova bimestral, posso dizer que o trabalho já andou bastante! Eu tinha 9 I, acredito que vou conseguir diminuir para 7, talvez 6...hoje estou muito feliz!É muito bom ver que seu trabalho e sacrifício não foi em vão.
Então, um dos trabalhos que fiz ao longo desses dois bimestres foi trabalhar a alfabetização a partir do Livro Chapeuzinho Vermelho, vou descrever passo a passo a atividade:
*como era abril, mês do LIVRO e Monteiro Lobato, contei a história de Chapeuzinho Vermelho;
*a escola tem 25 exemplares do Livro, emprestei e deixei que eles levassem para casa e recontassem para a sua família e sua família contasse para eles ;
*fizemos reconto, reescrevemos a história, fizemos interpretação oral e escrita, passei o filme da Chapeuzinho e criamos outros finais;
*criamos uma lista de personagens do texto e dessa lista comecei a trabalhar famílias , sílabas , palavras novas, ortografia;
LISTA
Chapeuzinho vermelho
Lobo
Vovó
cesta
doces
mamãe
*trabalhei x e Ch, com famílias silábicas muita leitura e produção de texto individual principalmente, comecei com ditados e auto ditados, fiz também bingos de palavras ( não foi fácil, a turma é muito agitada);
*trabalhei as sílabas simples da lista para atingir principalmente os que ainda estão no início da alfabetização;
* a finalização foi a introdução do bilhete, o livro trabalhado para a primeira prova bimestral ficou sendo CHAPEUZINHO VERMELHO.
Com isso, eles tomaram o hábito de levar livros para casa, hoje por exemplo, eu não tinha planejado que seria o dia de levar o livro, mas surpreendentemente eles pediram pra levar e eu tenho um cantinho de leitura com livros diversos na sala...então, fui seduzida pelo interesse deles e permiti que cada um escolhesse o seu ...ficou como trabalho de casa.
É ou não é gratificante?
*colocarei fotos assim que receber todas as autorizações de imagem
No início fiquei desesperada, um monte de criança não sabiam ler e escrever. Depois , fui descobrindo pouco a pouco onde cada criança estava e onde eu deveria fazer a mediação. O trabalho é árduo, mas aos poucos vou encontrando os louros dos meus dias tão angustiantes, pois não é fácil ter tantas responsabilidades com um ano que é tão exigido.
As vésperas da prova bimestral, posso dizer que o trabalho já andou bastante! Eu tinha 9 I, acredito que vou conseguir diminuir para 7, talvez 6...hoje estou muito feliz!É muito bom ver que seu trabalho e sacrifício não foi em vão.
Então, um dos trabalhos que fiz ao longo desses dois bimestres foi trabalhar a alfabetização a partir do Livro Chapeuzinho Vermelho, vou descrever passo a passo a atividade:
*como era abril, mês do LIVRO e Monteiro Lobato, contei a história de Chapeuzinho Vermelho;
*a escola tem 25 exemplares do Livro, emprestei e deixei que eles levassem para casa e recontassem para a sua família e sua família contasse para eles ;
*fizemos reconto, reescrevemos a história, fizemos interpretação oral e escrita, passei o filme da Chapeuzinho e criamos outros finais;
*criamos uma lista de personagens do texto e dessa lista comecei a trabalhar famílias , sílabas , palavras novas, ortografia;
LISTA
Chapeuzinho vermelho
Lobo
Vovó
cesta
doces
mamãe
*trabalhei x e Ch, com famílias silábicas muita leitura e produção de texto individual principalmente, comecei com ditados e auto ditados, fiz também bingos de palavras ( não foi fácil, a turma é muito agitada);
*trabalhei as sílabas simples da lista para atingir principalmente os que ainda estão no início da alfabetização;
* a finalização foi a introdução do bilhete, o livro trabalhado para a primeira prova bimestral ficou sendo CHAPEUZINHO VERMELHO.
Com isso, eles tomaram o hábito de levar livros para casa, hoje por exemplo, eu não tinha planejado que seria o dia de levar o livro, mas surpreendentemente eles pediram pra levar e eu tenho um cantinho de leitura com livros diversos na sala...então, fui seduzida pelo interesse deles e permiti que cada um escolhesse o seu ...ficou como trabalho de casa.
É ou não é gratificante?
*colocarei fotos assim que receber todas as autorizações de imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário