segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vitaminas compramos na feira: alimentação saudável


Há quinze dias iniciamos o Projeto Vitamina compramos na feira que veio a calhar com a semana de alimentação saudável.
Para iniciar projeto levei os alunos na horta e lá fizemos listas do que poderia fazer parte das nossas refeições.








Na segunda etapa transcrevi a lista deles para o quadro e fizemos uma lista única. Enfatizei a leitura das palavras que eles tinham escrito no caderno e confrontei os possíveis erros de ortografia  com todo o grupo, para que juntos pudéssemos chegar à escrita certa das palavras.
Passamos cada item da lista para papéis individuais, reescritos corretamente por eles.










 Na terceira etapa trabalhamos Corpo Humano e alimentos necessários para uma vida saudável, então separamos os itens escritos individualmente, em 3 grupos de alimentos: reguladores, energéticos e construtores. Ressaltei a importância de cada um para o bom desenvolvimento humano. Utilizei um vídeo para ilustrar a fala:    https://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8.







Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.



 Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte, são basicamente as gorduras e os açúcares.

Os alimentos construtores são aqueles que ricos em proteínas. Estes são chamados assim pois a proteína tem papel fundamental na construção de músculos, sangue, órgão e também é muito importante para a renovação da pele.
http://www.tuasaude.com/alimentos-construtores/


Na quarta e última etapa, trabalhamos a feira dentro de sala com vegetais colhidos da própria horta. Nessa atividade aproveitei para  trabalhar Sistema Monetário e as quatro operações com cálculo mental : recortamos os dinheirinhos, distribuí uma quantia para cada e coloquei dois vendedores para dar o troco.
Todos tiveram a oportunidade de comprar com os dinheirinhos  e de levar pelo menos dois vegetais para casa. Cada um que ia até feira tinha que calcular quanto iria gastar e quanto receberia de troco se caso houvesse. Pedimos a participação de outras professoras e alunos da escola .






          


Hoje indaguei deles sobre o que fizeram com as verduras que levaram e as respostas foram as melhores: a mãe fez salada, misturou na carne ensopada, colocou no feijão, fez com carne moída. Eles contavam isso com uma felicidade!Que bom que os objetivos foram alcançados! Essa é a verdadeira recompensa.

Rosana Rodrigues

11 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Rosana, é com enorme satisfação que recebemos sua participação na família Educadores Multiplicadores.

    Enquanto seu blog não é divulgado naquele espaço, conheça outros Multiplicadores, continue nos visitando, conheça o blog MARQUECOMX (ele é parte da parceria).

    Faça novas parcerias (se quiser), amizades e comente em seus blogs e eles (os multiplicadores) virão visitar o seu.

    Para saber mais sobre a parceria saudável e tirar proveito dela, é muito importante que você leia o texto no EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    Abraço, fiquemos na Paz de Deus e até breve!
    Até o dia 09/06 publicaremos seu blog, agora é aguardar.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu trabalho! Nada como trabalhar o concreto. É aprendizado que leva para a vida.
    Bem-vinda ao E.M.!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal teu blog e parabéns pelo teu trabalho... creio que deva ser muito compensador interagir com crianças.

    Seguindo também seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda.
    Obrigada pela visita!!
    Rosana Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosana! Parabéns pelo Blog e pela iniciativa do Projeto "Vitaminas compramos na Feira", excelente ideia! Envolver as crianças numa atividade muito importante para a saúde e também dar uma visão de responsabilidade financeira faz muita diferença para a educação de cada um desses futuros cidadãos.

    Abs.
    Maria Odete A Pinho
    http://www.ajoambiental.com

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com projetos é um ótima maneira de envolver toda a turma e a vivência é fundamental na aquisição do conhecimento. Parabéns pelo trabalho, Rosana.

    abraços
    http://taniainfor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO E BEM VINDA AOS EDUCADORES MULTIPLICADORES!!!
    ADRIANA
    http://profaadrianadezerto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sou educadora multiplicadora e vim conhecer seu blog. Gostei e estou seguindo. Venha conhecer meu trabalho com os alunos. Aguardo sua visita!
    Abraço!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite!
    Faço parte dos Educadores Multiplicadores e vim aqui conhecer o seu Blog. Achei tudo muito interessante. Parabéns!
    Já estou te seguindo, aguardo a sua visita. Deus te abençoe.
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir