sexta-feira, 23 de março de 2012
Trabalhando nome e ordem alfabética com alfabeto móvel
Estou trabalhando com uma turma de 3º ANO e tenho os problemas de sempre: turma heterogênea , com grupos diferenciados quanto a alfabetização e por isso tive que fazer uma sondagem e recomeçar o trabalho de leitura e escrita com alguns grupos.
Utilizei o alfabeto móvel de papel , confeccionado individualmente para que cada aluno possa ter o seu na hora de utilizar na formação de palavras , frases e textos. Comecei pela confecção dos nomes e crachás e agora já estou fazendo bingo de palavras com esse alfabeto. Funciona assim...
* distribuo quatro de tipos de cartelas de bingo de palavras diferentes atendendo ao aprendizado de cada grupo;
*cada um tem que escrever a palavra , frase ou pequeno texto com o alfabeto na própria cartela ;
* marca aquele que reproduzir corretamente ;
* o objetivo também é ajudá-los a passar a escrita com letra bastão para letra cursiva.
A atividade é trabalhosa, dispenso muito tempo com ela, mas tem surtido efeitos. Alunos que estavam em fase de consolidação da alfabetização estão acelerando o processo e quem estava com maiores dificuldades já estão mostrando algum progresso , pelo menos com palavras simples e frase simples.
Aproveito a atividade também para ensinar ordem alfabética com os nomes.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Bebida é água. Comida é pasto. E o amor é o que?
E o amor é o que?
O amor é o sentimento que impulsiona o bem, que faz uma mãe pôr um filho no mundo, que faz a mesma mãe lutar pela vida de um filho até as últimas consequências, que faz um professor aguentar muitas privações, muitas culpas por amor ao seu país, à Educação e aos brasileirinhos que dele dependem para romper os muitos círculos viciosos que vivem suas famílias ( como por exemplo a pobreza). Mas o contrário também existe. A falta do amor gera desesperança, descrença e falta de perspectiva que juntos geram famílias desestruturadas, governos corruptíveis, descrença na Educação e nos professores e principalmente, política da "farinha pouca meu pirão primeiro" engajada por toda uma sociedade.
Para descrever realmente um amor incondicional, só o amor de uma mãe por um filho . Que é mostrado no vídeo da música Meu Guri de Chico Buarque interpretada por Elza Soares. Essa música fala muito ao meu coração e à minha profissão é com muito prazer que tento compartilhar meus sentimentos com vocês!
Rosana Rodrigues
Assinar:
Postagens (Atom)