terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Valorizando a alfabetização

Ontem chegaram os kits de livros para o Nenhuma Criança a Menos e hoje os kits de férias.
Como hoje era encerramento, planejamos a festinha, a reunião de pais e a entrega dos kits em uma atividade de valorização da leitura.
No primeiro momento, mostrei os livros para eles , fiz com que os folheassem  e encontrassem títulos escolhidos por mim- sempre incentivando-os a lê-los.















No segundo momento fiz a leitura  das primeiras páginas do livro HISTORINHAS BEM...ASSUSTADORAS de Márcia Leite e pedi que procurassem no livro partes que conseguissem ler para continuar a história. Alguns já estão lendo com certa segurança e outros leem palavras ou apenas frases, mas já estão com gosto para a leitura , isso é certamente para mim , o mais importante!!










No terceiro e último momento, recebemos os responsáveis na sala para mostrarmos a evolução das crianças na leitura e na escrita: cada criança que estava com seu pai, mãe ou outros parentes, teve a oportunidade de ler alguma parte dos livros que receberam. E EU? Aproveitei a presença de muitos e falei da importância do dever de casa, do apoio da família no processo de ensino aprendizagem e principalmente no desenvolvimento da leitura e da escrita: frisei a questão dos exemplos, a criança é o que vivencia na família. Se a família é leitora os filhos também serão...pelo exemplo!!
Por fim , entreguei a apostila de férias , pedi que trouxessem pronta na volta as aulas e que não deixassem que as crianças ficassem as férias toda sem ter um tempinho para estudar, que isso é primordial para o seu desempenho . Contei que todos irão para o 4º NCM e continuarão comigo. A aceitação do PROJETO é bem positiva entre os pais , a maioria disse que consegue ver melhoras nos filhos.
QUE BOM!!










QUE VENHA 2013 e QUE TODOS OS NOSSOS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS!!

Rosana Rodrigues